segunda-feira, 11 de maio de 2015

As estradas da Ucrânia

As estradas principais na Ucrânia, estão num razoável estado de conservação. Não há auto-estrada em lado nenhum, mas em alguns troços, as estradas principais quase que se assemelham a auto-estradas. Pelo que me apercebi, houve um significativo investimento aquando do Euro 2012.
O mesmo não se pode dizer das estradas secundárias.
Para saber quanto tempo se leva de carro de um ponto para o outro, a distância em kms é uma mera indicação. O que realmente faz a diferença é o estado de conservação da estrada, e esse é de uma modo geral uma total surpresa.
Neste fim-de-semana em que estive a viajar pelos Cárpatos da Ucrânia, misturavam-se sentimento de deslumbramento pela beleza da paisagem e de enjoo, pelo balançar do veículo onde viajávamos.
A certa altura tivemos mesmo de parar, para eu poder apanhar um pouco de ar fresco.

Então olhei para e mapa e apercebi-me que apesar de estarmos a conduzir há quase uma hora, não tínhamos feito mais do que 30 km. 
O veiculo tem constantemente de se estar a deslocar da esquerda para a direita da estrada, para poder fugir aos buracos e por vezes é mesmo preciso para por completo.
Esta foi a pior estrada onde eu já alguma vez passei.

Até que me disseram:
“ - Estas estradas aqui até que nem são assim tão más. No noroeste da Ucrânia [ junto à Polónia e à Bielorrússia], são bem piores.”


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.